Haitianos formam comunidade quilombola no Acre e pedem desapropriação do Estado


Haitianos viraram quilombolasOcupado por um crescente número de haitianos, sobretudo após o terremoto que vitimou aquele país em 2010, o Estado do Acre, que segundo estudiosos bolivianos pertence ao Brasil, e segundo estudiosos brasileiros pertence à Bolívia, passa por um sério problema.
Imigrantes haitianos formaram uma comunidade “quilombola” no Estado e, embora pareça absurdo, conseguiram um laudo antropo-sociológico junto ao INCRA e agora pedem a desapropriação do território.
A reivindicação tem gerado polêmica, pois alguns consideram que os estrangeiros não podem, de modo algum, ser considerados “quilombolas”, termo que significa “remanescentes de quilombos”.
Para o antropólogo Juscelino Jiraia do Piripiri, “é absolutamente natural que consideremos eles como quilombolas se aplicarmos o mesmo critério que aplicamos para reconhecer como tal qualquer outra comunidade no Brasil, bem como para demarcar terras indígenas”. Questionado sobre qual seria esse critério, Juscelino disse não saber ao certo.
Rumores dão conta de que setores radicais de haitianos já pensam, caso logrem êxito na desapropriação, em declarar a independência do território, onde formaria a República do Haiti do Sul.
A proposta, ainda que um tanto quanto maluca, tem o apoio de amplos setores progressistas, movimentos sociais de massa, sindicatos , black blocks e entidades estudantis.

• Dedicado ao Professor Eduardo Silva

27 thoughts on “Haitianos formam comunidade quilombola no Acre e pedem desapropriação do Estado

Add yours

  1. Vi (li) o Joselito lá na área de comentários do Reinaldo Azevedo. Está excelente!
    Ele se apresenta como Anônimo, mas está na cara que é Joselito. A temporada no hospício apurou ainda mais seu humor.

    Gostar

  2. O PSol a Rede Marineira, o PCdoB e o PCC apoiam essa iniciativa popular. O PT está´esperando para ver quanto pode amealhar nessa história. O Kassab também.

    Gostar

  3. “(…)o Estado do Acre, que segundo estudiosos bolivianos pertence ao Brasil, e segundo estudiosos brasileiros pertence à Bolívia, passa por um sério problema.”
    Huahuauhauauha muito boa
    Mas… um só problema?
    abraço a todos!

    Gostar

  4. excelente tema Joselito.. absurdo o que esses caras estão inventando…com o decreto 4887/03, qualquer um pode se autodefinir quilombola… além disso, o próprio “quilombola” poderá apontar a área referente ao quilombo e que quer ver desapropriada… Absurdo!!
    § 1o Para os fins deste Decreto, a caracterização dos remanescentes das comunidades dos quilombos será atestada mediante autodefinição da própria comunidade.
    § 3o Para a medição e demarcação das terras, serão levados em consideração critérios de territorialidade indicados pelos remanescentes das comunidades dos quilombos, sendo facultado à comunidade interessada apresentar as peças técnicas para a instrução procedimental.

    Gostar

  5. Joselito, eu acho uma excelente ideia essa de passar o Acre para os haitianos. Poderíamos aproveitar e passar outras partes do território também, sem qualquer prejuízo para a federação. Poderíamos até mesmo conceder a eles soberania sobre esses territórios e permitir mesmo que formassem um novo país, com Constituição própria. Será que o pessoal topa?

    Gostar

  6. Eu também, liberal-fascista da extrema direita conservadora norte americana, entendo que os haitianos devem ter o direito à autodeterminação quilombola. Paridade já com os índios.

    Gostar

  7. Não sei o que me perturba mais: se foi tomar conhecimento de mais esse absurdo que a maldição politicamente correta nos impõe ou se foi ler alguns c=dos comentários tratando o tema como piada ou achando que os “quilombolas haitianos” estão certos.

    Gostar

  8. Essa ideia de os Haitianos quere rem reivindicar direitos de quilombola é um oportunismos que deve ser afastado, pois, é óbvio que há alguma mente brasileira querendo lucrar como isso. Salta aos olho que considerar eles como quilombolas sendo que nunca foram quilombolas aqui no Brasil é forçar a barra. E outra coisa, estamos falando de soberania do Estado Brasileiro.

    Gostar

  9. Me parece que os nigerianos reinvidicam a mesma coisa em São Paulo e os angolanos em Santa Catarina. Multiculturalismo nos “olhos” dos outros é refresco.

    Gostar

Deixe seu comentário...

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑