Entrevista concedida à Agência Brasil


ImagemConcedi uma entrevista ontem à Agência Brasil.

O jornalista preferiu escrever uma matéria, pinçando minhas respostas.

Aqui a matéria : http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-18/blogueiro-diz-que-falsa-noticia-sobre-ministra-nao-passou-de-pilheria

Abaixo publico a entrevista na íntegra:

Agência Brasil – Seu nome real? Profissão? Ainda mora em Natal (RN)?

 J.M. – Prefiro manter meus dados pessoais restritos no momento. Não quero manifestações pacíficas de Black blocs na porta do meu escritório ou da minha casa.

Ainda moro na agradabilíssima capital do Rio Grande do Norte.

 Agência Brasil – O blog foi criado em setembro de 2012? Com que finalidade? Acredita que o caráter humorístico de seus textos fica claro aos leitores?

 J.M. – Sim, o blog foi criado em setembro de 2012. Antes eu usava um outro, no blogspot, que acabei abandonando.

Respondendo a segunda pergunta, devo informar que, diferentemente do que alguns estão propalando, não faço parte de nenhuma conspiração “liberal-fascista” que recebe grana de multinacionais para desestabilizar o governo progressista do nosso país por meio de mentiras.

Não criei o blog com qualquer outra finalidade que não fosse publicar o conteúdo lá exposto. Como o Brasil vem sendo palco de situações surreais no campo político, resultado da explícita inversão de valores capitaneada por setores “progressistas”, qualquer mentira absurda se torna verossímil.

Talvez seja por isso que muita gente toma como verdade o que escrevo. Acredito que uma pessoa com uma inteligência não muito maior que a de um símio seria capaz de perceber que geralmente escrevo pilhérias.

 Agência Brasil – Como surgiu a ideia de escrever o texto que está gerando toda esta polêmica e por que escolheu a ministra como “personagem”?

Olha, a idéia desse texto surgiu quando comecei a imaginar as possíveis reações de certos setores ao vídeo em que o policial alveja um assaltante.

Não é necessária muita imaginação para saber que diante de uma situação como a retratada no vídeo, alguns “formadores de opinião” automaticamente reagiriam com os mesmos chavões de sempre, baseados na premissa de que a violência é derivada de desigualdades sociais entre ricos e pobres.

Há diversas teorias que tentam explicar esse ponto de vista. No direito, por exemplo, existe a chamada Teoria da Co-culpabilidade, que diz, grosso modo, que o Estado é co-responsável pelos atos delituosos praticados por quem, digamos, não teve muita oportunidade na vida.

Essa teoria, acredito, foi a inspiradora do § 1º do artigo 187 do Código de Processo Penal, que diz que no interrogatório de réu em processo criminal será questionada, entre outras coisas, as “oportunidades sociais” que o sujeito teve.

Isso tem relevância na chamada dosimetria da pena, pois a falta de “oportunidades sociais”, de certo modo, é elemento capaz de abrandá-la.

Escolhi a ministra Maria do Rosário como “personagem” do texto porque ela representa muito bem esses clichês a respeito do tema “violência”. As declarações dela são previsíveis e podem ser sintetizadas em meia dúzia de frases de efeito.

Por isso muita gente tomou o texto como verdade.

 Agência Brasil – Concorda com a acusação de que muitos leitores tomaram como verdadeiras as supostas declarações atribuídas à ministra, não só lendo-as em outros sites e nas redes sociais, onde o texto foi tirado de seu contexto original, mas também em seu blog, como demonstram muitos dos comentários postados antes do desmentido da ministra?

 J.M. – Sim, muita gente acreditou no texto. Mas isso é algo que independe da minha vontade.

Acredito que esse seria um momento oportuno para que a ministra repensasse certas posições.

Já pensou se eu tivesse atribuído tais declarações ao Jair Bolsonaro? Quem acreditaria?

Se muita gente acreditou, foi pelo fato dela ser capaz de dar declarações com o conteúdo semelhante.

 Agência Brasil – Concorda que isso pode tê-la prejudicado, inclusive politicamente?

 J.M – O que fiz no texto foi resumir os posicionamentos de Sua Excelência, baseado em declarações anteriores, e aplicar a uma situação real com a intenção de fazer parecer absurdo.

Se isso a prejudicou politicamente é um ônus que ela tem que suportar.

De todo modo, quem criticou a ministra tomando por verdadeiras as declarações, também criticaria se a vissem falar sobre qualquer outro assunto semelhante.

 Agência Brasil – Como avalia a reação da ministra, principalmente a iniciativa de acionar a PF para investigar o caso?

 J.M – Olha, acho que é afetação demais da parte dela. Até porque nem é necessário acionar a Polícia Federal, uma vez que me prontifiquei a informar meus dados.

Acredito que a Polícia Federal tem muito trabalho e não é justo ficar perdendo tempo comigo.

Um tempo atrás a senadora Ana Rita (PT-ES) também acionou a PF para descobrir quem eu sou com a intenção de me processar.

Quando soube do fato, liguei para o gabinete dela, que me encaminhou para a Procuradoria do Senado, que por sua vez me encaminhou para a Polícia do Senado, onde pude finalmente informar meu nome e endereço.

Mais de um mês após, a polícia “descobriu” quem eu era e fez um estardalhaço na imprensa local.

Não há necessidade de investigação. Basta pegar os dados que já estão no outro inquérito.

De todo modo, devo dizer que o caso não se trata de difamação. Se ela se desse ao trabalho de consultar um advogado, saberia disso.

 Agência Brasil – Algum receio quanto à promessa da ministra de processá-lo e pedir para que o blog seja retirado do ar?

 J.M – Não, não tenho qualquer receio. Não vejo sentido em ficar assustadinho diante da possibilidade de ser processado.

A Constituição me garante o contraditório e ampla defesa. Então, que venha o processo.

Quanto a tirar o blog do ar, acho pouco provável, uma vez que o provedor é situado noutro país. Caso isso aconteça, aí sim, vai ser um imenso prejuízo político pra ministra, já que em casos como esse, quando uma pessoa se sente ofendida por alguma publicação, é assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo, o que torna descabida a intenção de tirar o conteúdo do ar.

Caso ela logre êxito nessa empreitada insana, não tem problema: Abro outro blog.

60 thoughts on “Entrevista concedida à Agência Brasil

Add yours

  1. Li suas respostas e achei sensacional ! Se o país tivesse mais pessoas como vc e Reynaldo Azevedo, com certeza estaríamos economicamente,socialmente, e politicamente melhor!

    Gostar

  2. Parabéns. Parabéns. Sensacional.
    Você é 10.
    Que bela lição vc deu a esse pessoal empertigado da Agência Brasil.
    O artigo dele ficou a desejar porque, claro, todo voltado para a defesa da Ministra.
    Mas lendo a íntegra da entrevista, vc é infinitamente superior.
    Mais uma vez, parabéns.

    Gostar

  3. e as casas que o governo federal entregou sem luz e sem água. todos acreditaram que seriam contemplados com um mínimo de decência. e o fim do bolsa família onde todos entupiram as agência do país com medo de perder a regalia. saiu do próprio governo e todos tb acreditaram.

    Gostar

  4. Caro Joselito

    Quero dizer que você, pela coragem, inteligência e senso de humor, já integra minhas consultas diárias, ao lado do Jornal da Besta Fubana e o blog do Reinaldo Azevedo.

    Parabéns e continue assim!

    Gostar

  5. Parabéns, “Joselito”! Continue a nos brindar com o seu fino humor, onde somente “pessoas com uma inteligência não muito maior que a de um símio” naõ conseguem entender.

    Gostar

  6. Sem sombra de dúvida um bom espaço de humor, mas agora ser potencializado pela turma do Azevedo/Malafaia/Feliziano é demais! Acho que seria mais grandioso de sua parte se situar fora dessa zona cinzenta direita/ esquerda.
    Se quiser entrar pro Black Bloc me contate.

    Sem mais para o momento.
    Alex Segundo

    Gostar

    1. Caro Alex, quando vc cita a turma do Azevedo/Malafaia/Feliciano mostra todo seu preconceito e intolerância. As pessoas q aqui vêem o fazem porque se identificam com a forma inteligente com que o JM expõe suas ideias e, ao q me parece, contestando o momento atual por que passa o país, politicamente.
      O q o faz pensar q quem se identifica com a direita/esquerda vive em uma zona cinzenta?
      A sua zona preta seria o caminho certo, inteligente para resolver os problemas do Brasil?
      Quanta ilusão! Quanta inocência!
      Sds.
      Sonia

      Gostar

  7. JM, mandou bem! Uma aula de liberdade de expressão. Apenas como sugestão, realmente considero que uma caixa no cabeçalho da página, com a inscrição “Blog de Humor Político & Social”, ou expressão equivalente, deixaria bem claro o perfil do site, e evitaria que algum desavisado pensasse que você tenciona enganar alguém. Abraços,

    Gostar

  8. Hello Big Jo.

    Yes Man. Gostei!

    Não sei não, mas esse cara que te entrevistou me pareceu suspeito de canalhice e vigarice jornalística. Mas você foi grande, matou a cobra e mostrou o pau.

    Claro que eles não poderão tirar seu blog do ar, a menos que o governo brasileiro tenha alguma ingerência jurídica nos USA, pois podemos ver pelo Geotool que seu blog está hospedado em San Francisco, California, USA.
    vide link do Geotool:
    http://geoip.flagfox.net/?ip=66.155.9.238&host=joselitomuller.wordpress.com

    E também acredito que o wordpress,com não iria se submeter ou se deixar intimidar por vigarices políticas brasileiras. Dna. Maria do Rosário deveria voltar à escola ou fazer aquele curso de alfabetização para ministros de estado (hehe) citado em seu blog (grande tirada). Se o Haddad tivesse feito o curso saberia escrever “cabeçalho” ao invés de “cabeçario”, e isso quando ministro da educação!
    Essas coisas acontecem somente em banânia como diz o Reinaldo Azevedo, que aliás defendeu você la no site dele, grande Reinaldo.

    É isso ai Big Jo continue assim e um abraço paulistano de mim pro cê.

    Gostar

  9. é isso ai JM,dê-lhes um banho de neurônios.aqui não entra dilmaaaa não.porque só tem dois,um se chama tico e o outro,téco . na boca só devia ter só dois dentes,um pra abrir garrafa de cerveja e outro pra doer a noite inteira kkkkkkkkkk

    Gostar

  10. Quando li a “notícia” que causou tudo isso por meio de uma postagem de um amigo, logo fui pesquisar se tinha alguma verdade nisso e, obviamente, não tinha, o próprio texto em si é sutil… mas essa coisa de delegar a terceiros a capacidade interpretativa do que seriam notícias é um pouco desonesto, ainda mais com o argumento covarde de que “um símio” perceberia a falácia. Soa arrogante, como se o amigo aí detivesse uma inteligência superior: exatamente por isso deveria saber que muita gente não se atenta a detalhes cognitivos (talvez seja essa a intenção) ou se apressam em replicar o que recebe. Seria minimamente honesto que os artigos desse sujeito tivessem uma chamada clara no início do texto ou do próprio site com dizeres tal como “Esse é um site de sátiras e ironias. As notícias aqui veiculadas não são verdadeiras”, mas talvez esclarecer as pessoas realmente não seja a intenção, tanto que coloca “Jornalismo destemido”, uma forma lacônica, porém sugestiva, de que esse site é sério. Vejo má-fé nisso, tal como quem cria boatos com objetivos claros de prejudicar algo ou alguém, mas que se protege no “verossímil”. Bem conveniente isso. E comento isso com todo o meu repúdio à forma como a senhora citada no boato conduz seus trabalhos na pasta que ocupa. Espero sinceramente, meu amigo, que nunca enfrente um boato que atente contra suas convicções, ideias, pensamentos e até mesmo sua honra por conta de “inocente notícia que era apenas uma brincadeira”

    Gostar

    1. Uma frase no fim do texto é um “detalhe cognitivo”? Acho que colocar no cabeçalho do blog um aviso como o que você sugere serviria somente a quem não tem capacidade cognitiva de perceber uma ironia. Esse tipo de leitor não me interessa e pode me considerar arrogante por isso. A foto de um cara empunhando uma arma realmente dá muita credibilidade ao conteúdo publicado. Não sei o que você quer dizer com “delega a terceiros a capacidadebinterpretativa.” Capacidade interpretativa, que eu saiba, é algo que é intrínseco à pessoa, , não algo que possa ser atribuído a outrem por um passe de mágica. Essa qualidade varia em intensidade de indivíduo para indivíduo. Não me proponho a ensinar ninguém a interpretar um texto, nem a diferenciar sentido conotativo e denotativo. Portanto, meu caro, aprenda a ler anyes de csgar regra, pois jamais disse que esse blog faz “brincadeira inocente”. Disse, isso sim, que é um blog que tem por objetivo satirizar a situação política e cultural do Brasil de hoje. Isso, no meu entender, não tem nada de inocente, embora, vez por outra, faça rir.

      Gostar

      1. SÁTIRA:”s.f. Uso de ironia ou de sarcasmo para atacar alguma forma do comportamento humano. IRONIA:” é algo que afirma o contrario daquilo que se quer dizer, aquilo que se pensa. A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa. A ironia procura valorizar algo, mas quando na realidade quer desvalorizar, incluindo também um timbre de voz para caracterizar melhor o ato”. Ora, o saboroso da sátira é exatamente a ironia e sarcasmo. VEROSSÍMIL: “que é admissível ou realizável por não se opor à verdade”. Tudo o que foi dito da ministra é verossímil, porque os posicionamentos dela são por demais conhecidos e não passam realmente de meia dúzia. Não seria difícil que ela dissesse que o bandido da motocicleta é “vítima da sociedade”. Quanto ao Senado e à senadora, também é verossímil a afirmação de uma pretensa criação do “BOLSA-PUTA”. Já temos um curral eleitoral chamado BOLSA-FAMÍLIA, temos o BOLSA-PRESIDIÁRIO (R$ 900,00 reais por mes para a esposa do presidiário, por mais bandido que seja), temos o BOLSA-CRACK, e outros. Duvido que esse cidadão que tá passando lição de moral não faça parte da tropa de choque do partido dominante, no sentido de criar dificuldades ao blog

        Gostar

      2. Tudo bem, é uma opinião minha, a despeito do que os outros comentaristas entendam e que preferem me chamar de símio ou de partidário – o que pra mim seria até mais grave 😉 . Entendo a questão da percepção da ironia, capacidade cognitiva e tudo o mais. Só acho que é necessário alguma responsabilidade, ainda que seu público seja restrito e que as outras notícias sejam tão surreais que seja impossível não perceber a sátira. Neste caso específico (e talvez também no caso da bolsa-prostituta) não é pela personalidade atingida, a quem – repito – tenho minha sérias ressalvas, mas não sou simpático a combater, digamos assim, algo que não se concorda com artifícios duvidosos. É a minha opinião e que me faz pensar que houve, sim, má-fé, inclusive para divulgar o site. Apenas a explanei. Se eu quisesse cagar regra seria até mais fácil, mas não é o caso, mas no final das contas o blog é seu e você pode fazer nele o que quiser, inclusive nem ter se dado ao trabalho de me responder, o que achei muito digno. Só expus minha opinião, ainda que seja de um símio, como disse um amigo aí. Se cabe reflexão ou um sonoro VTNC, aí não é mais comigo 😉 . Abraços.

        Gostar

  11. Caro Joselito,
    Graças a ilustre ministra e a polêmica a respeito da declaração dela de tirar o site do ar, conheci o seu blog e ADOREI as suas notícias. Ganhou mais um leitor, um abraço.

    Gostar

  12. JM… Faça um texto satirizando FHC e vc verá seu blog se encher de comentários extasiados destes mesmos símios que o criticam… São os Petralhas de sempre…a soldo . Eu tb acho que vc deveria mandar uma dúzia de rosas à ministra e um cartãozinho de agradecimento. Fica a dica . Ela conseguiu fazê-lo conhecido no Brasil inteiro :).

    Gostar

  13. Prezado Joselito, acho inteligente seu humor. Muito inteligente e refinado. Mas a ausência de informação ostensiva de que se trata de um site de humor mexe com a ignorância do nosso povo vez que a massa não costuma ler periódicos jornalísitcos minimamente sérios e qualquer mentira, seja proposital ou artísticas, ganham status de verdade. Claro que a culpa da ignorância do nosso povo não é sua, mas não custa manter aviso os incautos e/ou os oportunitas, especialmente porque ambos não costumam divulgar suas fontes.

    Gostar

  14. Gente, por favor, alguém pode me confirmar se o renomado jornalista Agamenon Mendes Pedreira na verdade é apenas um pseudônimo criado pelos humoristas Marcelo Madureira e Hubert, do Casseta e Planeta? Eu jurava que era um jornalismo sério, sempre acreditei que ele morava num Dodge Dart 73 enferrujado que ficava na porta de O Globo. Mas também, pudera, não havia qualquer informação de que sua coluna era de humor, como eu saberia?

    Gostar

  15. Joselito:

    Parabéns pelo blog e pelas matérias.

    Quanto à matéria sobre a Maria do Rosário, fiquei estupefato com a reação do staff da ministra. Incompetência pura e puro analfabetismo internético! O tal staff deu a cara de sua chefa para o populacho bater!

    Considero-me de Esquerda Moderada, mas não adoto raciocínio-em-bloco, pelo qual todo “esquerdista” deve ser contra a Polícia, a favor dos senterras, etc. Mantenho meu julgamento independente.

    Assim, como Voltaire, posso discordar em muita coisa de você (menos do conteúdo da postagem sobre a M. do R.), mas estou disposto a lutar pelo seu direito de manifestar seu pensamento e seu humor. Inclusive colaborando financeiramente com a causa de uma sua hipotética defesa frente à Sétima Cavalaria da Ministra.

    A propósito, no meu blog escrevi uma matéria sobre a atividade de ataque dessa secretaria de defesa, citando a tal sétima cavalaria que salvava os “mocinhos” da sanha da indiada do oeste americano.

    Gostar

  16. Resumo da entrevista:

    “Já pensou se eu tivesse atribuído tais declarações ao Jair Bolsonaro? Quem acreditaria?

    Se muita gente acreditou, foi pelo fato dela ser capaz de dar declarações com o conteúdo semelhante.”

    Seu comentário foi absolutamente perfeito. Se ela não costumasse defender pontos de vista absurdos, as pessoas não acreditariam. Portanto se há algum culpado no fato de as pessoas acreditarem nessa história inventada, esse culpado é o próprio comportamento dela.

    Gostar

  17. Parabéns pela coragem de fazer um blog como este!
    Precisamos de mais pessoas como você para tentar resgatar os verdadeiros valores de muitas pessoas que se deixam influenciar pela mídia cada vez mais “progressista”. Além de colaborar para tirar os petralhas do poder no ano que vem.
    Abraços,
    Kahlil.

    Gostar

  18. Joselito Muller, parabéns pela sua iniciativa, só agora por mim descoberta. Acredito, pelo linguajar, trate-se de um advogado, assim como eu sou. Fico feliz em ver que, nesse domínio do conhecimento, não proliferam apenas ideias criminosas. Serei seu leitor. Boa sorte no seu bom trabalho.

    Gostar

  19. Como bom Nordestino JM tem na veia o humor alegre e irreverente. Como paraibano me orgulho mais ainda em saber que aqui vizinho a mim (moro em João Pessoa) tem alguém que está conseguindo fazer os esquerdinhos afobados descer das tamancas e perder as estribeiras. Cabra arretado da gota serena é esse JM. Armaria Mainha, nam..

    Gostar

      1. Vi pela Net. Me formei com o irmão mais velho do Daniel Cáceres. Cheguei no O Coyote acho que pelo Libertarianismo+, algo assim. Abs

        Gostar

Deixe seu comentário...

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑