Protestos no Rio: OAB quer que polícia utilize cacetes acolchoados para não ferir manifestantes


Manifestantes querem um mundo melhor
Manifestantes querem um mundo melhor
Deu no jornal: “A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) repudiou nesta quarta-feira a “violência” empregada pela polícia para reprimir os protestos realizados ontem e segunda-feira no Rio de Janeiro em frente à Câmara de Vereadores por professores do estado, que exigem melhores salários.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous, afirmou que a violência policial no Rio de Janeiro ultrapassou “todos os limites”.
“O uso da força está sendo praticado de forma desmedida e desproporcional e os nossos professores, que já são tão sofridos, não merecem apanhar em praça pública só porque reivindicam melhores condições de trabalho”, disse Damous.”

Nossa equipe procurou o representante da OAB para perguntar se, por acaso, ele não viu violência de manifestantes contra policiais.
Não obtivemos resposta, mas podemos imaginar que seria, mais ou menos, a seguinte: “Os policiais fazem parte do aparelho repressor do estado, que visa manter o atual estado de coisas, sendo, portanto, a violência por ela praticada um ato das classes dominantes contra o povo que quer transformações sociais e um mundo melhor”.
A Ordem, na manhã de hoje, divulgou nota na qual “exige” que os policias utilizem cacetes acolchoados “para evitar danos aos manifestantes que estão lutando pela educação”, reiterando que qualquer violência da polícia é inaceitável.
Um setor mais radical da Ordem, no entanto, defende uma emenda constitucional que estabeleça o “monopólio do uso da força física e da violência para aqueles que defendem um mundo melhor”, o que excluiria, por essa ótica, a polícia.

20 thoughts on “Protestos no Rio: OAB quer que polícia utilize cacetes acolchoados para não ferir manifestantes

Add yours

  1. É ultrajável esse pensamento desmedido de quem reivindica um absurdo desses. Quanta hipocrisia!!! Utilizar cassetetes almofadados? Há, há, há… O direito às reivindicações cessam a partir do momento em que se torna ato criminoso. Vamos lutar sim, mas pacificamente e conforme o mandamento legal.

    Gostar

    1. Ato criminoso? porque é no Brasil, lá fora, em qualquer outro lugar, chamam de REVOLUÇÃO, só aqui chamam de vandalismo! lá fora geral que vai contra manifestante leva na cabeça, é como guerra civil, por isso lá é primeiro mundo, porque o povo que manda!

      Gostar

      1. Voltemos ao oriente médio, Ásia, África, especialmente a China, em que os cassetetes são trocados por fuzis, em que os cidadãos são compelidos à morte. É claro que isso é totalmente reprovável! No Brasil, quando se começa com esse tipo de manifestação, logo seus componentes começam a saquear os comércios e até incendiá-los prejudicando, assim, aqueles cidadãos que necessitam laborar para dar o sustento ao seu lar. já “aqueles” que reivindicam seus direitos pessoais, se não forem contidos, acabam se tornando reféns de seus próprios atos. por isso sou contra manifestações hostis, porque os brasileiros, ainda, não estão preparados culturalmente e economicamente para isso.

        Gostar

  2. cadê a dona Maria do Rosário para defender os professores que estão sendo marginalizados pelos salarios de fome que recebem, e quando saem para protestar por salarios melhores para dar entao educação para o povo, são repelidos a cacetetes, dai os direitos humanos não aparece, nem há comoção. incrivel a ideia de usar cacetetes forrados para abrandar as pancadas, isso é piada neh. bater em professores que estão tentando melhorar suas condições salariais. so no Brasil. a resposta a isso deve vir das urnas nas proximas eleiçoes.

    Gostar

  3. “O uso da força está sendo praticado de forma desmedida e desproporcional e os nossos professores, que já são tão sofridos, não merecem apanhar em praça pública só porque reivindicam melhores condições de trabalho”. Convenhamos que o sr. Wadih Damous tenha até razão nesse seu infeliz comentário, digamos que poderíamos fazer uma assembléia pública com os professores para saber quem quer continuar lecionando nas escolas estaduais e municipais, garanto ao sr. que 99% não vai querer largar esse ofício, minha opinião é simples, não está satisfeito pegar o seu boné e se retira, vai lecionar em uma escola particular, pois lá os salários são superiores, o que não pode é continuar com essa paralisação descabida e inconsequente por parte de algumas pessoas do Sepe, que estão tomando uma atitude arbitrária para conseguirem algumas vantagens, infelizmente a grande maioria dos professores estão sendo massa de manobra do sindicato e as nossas crianças que se danem, não precisam aprender, esse é o preço que nós pai, pagamos pela incompetência dos nossos governos e a intransigência dos sindicalistas. Quando fizeram o concurso saibam das condições e agora estão reclamando? E os meus filhos estão pagando por isso!

    Gostar

    1. É realmente uma pena que quem passa mais tempo com seus filhos não tem o seu respeito. Você era quem mais deveria apoiar isto, pois eles estão lutando não só por um direito deles, mas também, por um direito do seu filho, de ter uma escola melhor pra estudar, com mais recursos. Acontece que é muito mais fácil reclamar sentado no sofá, é muito mais fácil achar que as coisas estão ótimas do jeito que estão, quando esta não é verdade. Pensa que você está mandando seu filho pra um lixo de escola, lá ele será recepcionado por uma professora descrente da vida, pois tem um monte de contas pra pagar e seu salário nunca é suficiente, e lá seu filho come um lixo de comida! E o que você faz pra mudar isso? NADA. E quando alguém tem a coragem de lutar por isso, o que você faz? CRITICA. Realmente fico sem palavras pra dizer o quão egoísta é este pensamento

      Gostar

      1. Quem precisa de professores? Por que lutar por melhores escolas? Pra que estudar? Vamos viver de bolsa família, crescer e multiplicar. Um real do BF equivale a 1,78 real no PIB. Estudar pra quê???

        Gostar

      2. Acho que você está equivocada. Eles não estão reivindicando uma melhor estrutura, mas um maior salário. Eu vi a proposta de plano de carreira e, realmente, é irrefutável. Mas se você acha que quem precisa quem tem que pagar é somente os alunos, porque os professores estão sendo REMUNERADOS, bom daí, é só ignorância.

        Gostar

  4. Sou de opinião que os policiais deveriam ter grandes vasilhas de rosas e que, cada vez que um professor cuspisse na cara do sargento, ao invés de uma cacetada, ganharia um buquê de rosas

    Gostar

  5. Depois que um policial brucutu reagiu a uma cusparada com balas verdadeiras, já tem faixas nos protestos assim: “QUEREMOS BALAS DE BORRACHA NOVAMENTE”

    Gostar

Deixe seu comentário...

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑