Quando mentiras cretinas passam a se tornar verossímeis, é sinal que o país vai mal


"Vou colocar a PF na cola do Joselito"A postagem publicada em meu blog na qual afirmava que o Senado havia aprovado projeto de lei que concedia bolsa de dois mil reais mensais a garotas de programa, teve uma repercussão que jamais pensei.
Aqui a postagem: https://joselitomuller.wordpress.com/2013/05/10/senado-aprova-pagamento-de-bolsa-mensal-de-r-2-00000-para-garotas-de-programa/

No referido texto, afirmei que o tal projeto era de autoria da senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, mas depois, dada a repercussão, modifiquei o nome da suposta autora para “Maria Rita”.
A senadora publicou em seu site uma nota desmentindo a “notícia” (aqui o link: http://www.anarita.com.br/index.php/nota-de-esclarecimento/) e disse ainda que colocaria a Policia Federal no encalço do autor da mesma, no caso, eu.
Solícito, disse à senadora pelo twitter que, caso ela quisesse, poderia informar meu nome completo e minha localização para poupar trabalho à PF, pois considero que seria mais profícuo que ela – a PF – dedique seu tempo a vigiar as fronteiras e tentar amenizar a entrada de cocaína que as FARC’s e a Bolívia enviam para o Brasil ao invés de correr atrás de mim.
Até o momento em que escrevo estas linhas, não obtive resposta.

__________________________________________________

* Leia também: “Breves considerações sobre a cretinice”

__________________________________________________
Devo admitir, vá lá, que foi leviano de minha parte atribuir à parlamentar a autoria de um projeto inexistente.
Minha conduta é passível de reparação, caso sua Excelência queira me processar e, no âmbito do processo, comprove que sofreu danos em função de meu humilde post.
Redijo o presente não com escopo de me retratar, mas para expressar minha preocupação com o fato de que mentiras descabidas, redigidas em linguagem supostamente jornalística são verossímeis atualmente no Brasil.
Isso é um sintoma de que algo vai mal na política nacional, e demonstra que representantes dos poderes da República vem protagonizando atos capazes de deixar o povo estarrecido. Por isso qualquer absurdo se torna crível no Brasil de hoje em dia!
Exemplos não faltam, tais como a proposta de reforma do Código Penal, que quer punição mais rígida para quem pescar cetáceos em época de gestação, ao passo que torna o aborto de um ser humano um crime de menor potencial ofensivo, cuja pena máxima seria de dois anos de detenção e jamais teria o condão de colocar ninguém na cadeia.
Um país onde um parlamentar custa cifras absurdas ao erário, ao passo que o trabalhador convive com terríveis privações cotidianas; onde criticar o partido que encabeça o governo é taxado de golpismo, como se seus membros fossem a medida do bem e do mal; um país onde 38% dos alunos do ensino superior não sabem ler nem escrever é um cenário fértil para que o absurdo se torne rotina.
Reitero a afirmação de que, caso a senadora queira me processar, informarei meu nome completo e endereço, mas não posso me conter em afirmar que, caso este que vos escreve fosse um “blogueiro progressista”, daqueles que ganham migalhas pra adular o PT e o governo, e Sua Excelência Ana Rita fosse filiada ao DEM, ou até mesmo ao PSDB, a ameaça de me calar por meio do aparelho repressivo do Estado seria qualificada como fascismo e seria repudiada por vários setores “progressistas” Brasil a fora.
Sem querer me nivelar com ninguém, devo rememorar que O Pasquim, que fazia humor em linha que tento erremedar, sobreviveu à ditadura militar, não obstante a censura institucionalizada.
Meu humilde blog, no entanto, em pleno estado democrático de direito, corre o risco de se calar por ter deixados algumas pessoas poderosas ofendidinhas.
Esse é o país dos absurdos verossímeis!

* Vejam aqui o que a presidente Dilma achou disso tudo: https://joselitomuller.wordpress.com/2013/05/16/presidente-dilma-baixa-medida-provisoria-proibindo-blogueiros-de-mentirem-e-serem-ironicos/

* Não entendeu o texto? Então leia esse outro aqui: https://joselitomuller.wordpress.com/2013/05/17/nota-de-esclarecimento-para-quem-tem-deficit-cognitivo/

492 thoughts on “Quando mentiras cretinas passam a se tornar verossímeis, é sinal que o país vai mal

Add yours

  1. Luiz Inácio Lula Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon da Silva diz:

    Eu não sei o que é pior, termos chegado ao ponto onde as coisas mais estapafúrdias se passam por verossímeis, ou uma oposição tão tapada que prontamente acredita em qualquer coisa ruim que ouvir falar do governo. Só compromete a credibilidade da oposição popular. Tentam fazer piada, mas uns acabam acreditando na piada, e viram piada ainda maior.

    Mas esqueço que vivemos num país onde as propagandas políticas tem musiquinhas animadinhas, e de vez em quando até fantoches infantis engraçadinhos. Qualquer paródia, para não correr o risco de ser tomada por fato, precisa ser cuidadosamente escrita, tendo em mente que o brasileiro médio deve ter o QI equivalente ao de uma criança que começa a aprender a falar. Não se pode usar os nomes de pessoas reais (corre o risco de se ser acusado de promover “notícia falsa”), e as distorções dos nomes devem ser caricatas a ponto de não dar margem a equívoco, meio como aquelas do “casseta e planeta”, “Viajando Henrique Cardoso” e similares.

    É também essencial haver nota de esclarecimento bastante evidente explicitando aquilo que deveria ser óbvio, que se trata de uma paródia crítica, não de uma “farsa”. Primeiramente supus que talvez tal nota pudesse estar ao final, mas é arriscado. Provavelmente a maior parte do texto não leria o texto todo, se for muito mais longo que um “tweet”. A nota ser introdutória de qualquer forma ainda traz o risco de que o leitor se esqueça de tê-la lido no meio do caminho.

    Se eu publicasse esse tipo de coisa, acho que teria que tratar de descobrir algum “mecanismo”, um “script” ou algo assim, que ocultasse a nota em letras miúdas, e na mesma cor do fundo (ou muito próxima, não completamente invisível), ao fim de cada parágrafo. Assim, se a pessoa copia e cola seja como texto ou como imagem, está lá o esclarecimento. E com sorte a coisa não é tomada por notícia por pessoas desesperadas para encontrarem um novo escândalo, nem promovida como farsas por aqueles que sejam simpatizantes dos alvos da crítica.

    Gostar

  2. Joselito, adorei seus textos. O melhor ainda foi você ressaltar seu ponto de vista com esse título: Nota de esclarecimento para quem tem DEFICIT COGNITIVO, e ainda assim tem gente que te critica; é exatamente a estes que serve o texto citado acima. Parabéns.

    Gostar

  3. Perdoe o comentário, não estou aqui para ofender ou julgar, convivemos em em uma democracia, acredito que o âmbito e consequência dessa publicação são críticas em comentários. A verdade é que o sr foi leviano, claramente uma desvia de conduta. Independente de posição social, poder aquisitivo, atentou contra a condulta, não de um parlamentar, mas de um ser humano, contribuiu com a alienação de uma nação deficiente, descredibilizou ainda mais a internet. Mas quem sou eu para falar, a verdade é um ponto de vista. Até hoje alienados compartilham tal inverdade. Acredito que uma simples retratação seria idônea. Faltou empatia.

    Gostar

Deixe seu comentário...

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑